projecto

Fotocópias & Dragões é a montra de um projecto de recolha de informação, testemunhos e documentos sobre a história dos role-playing games (RPG) de mesa em Portugal, sobretudo até ao ano 2000. O principal objectivo do site é partilhar alguns materiais e aspectos interessantes que têm surgido no decorrer dos trabalhos.

Apesar de o perene Dungeons & Dragons ter sido publicado pela primeira vez em 1974, foram precisos quase dez anos para os jogos de personagem chegarem a Portugal. Desde o início da década de 80, houve por cá diversas iniciativas comerciais, editoriais e associativas que procuraram difundir a sua presença, junto quer da comunidade de jogadores quer de um público mais alargado.

Este projecto pretende evitar que a memória histórica destas andanças caia no esquecimento, em primeiro lugar; e fazer uma reflexão sobre a sua relevância histórica e cultural, na etapa que se segue.

Acerca do Autor

Chamo-me Pedro Lisboa e sou investigador, tradutor e revisor. Escrevi a minha tese de mestrado sobre a história dos jogos em Portugal nos séculos XVIII e XIX. Desde 2015, sou colaborador habitual da revista Bang!, com textos variados em redor dos RPG. Muito mais importante que isso, há quase 30 anos que me junto com amigos à volta de uma mesa para explorar masmorras e desvendar segredos arcanos.

Fotocópias & Dragões 2

Anúncios